No período escravagista, as crianças eram vendidas. Separadas de suas famílias, elas eram obrigadas a trabalhar em condições humanas.
Além disso, sofriam as consequências de uma herança - ainda alimentada atualmente pela reprodução de determinados conceitos - acumulada em três séculos de escravidão.
Um deles, por exemplo, é a consideração de que os corpos negros são menos importantes.
E como entender isso nos dias de hoje?
Na escola as identidades das crianças são formadas pelo convívio com professores e colegas.
E desde cedo elas vão observando as diferenças entre elas.
Quando vamos falar particularmente de crianças negras, podemos observar algumas situações como por exemplo:
Não recebem carinho nos cabelos crespos;
Não veem nas histórias personagens negros em posição privilegiada;
Notam que uma criança branca não as chama para brincar;
Percebem que todos os bonecos do acervo de brinquedos são brancos;
Verificam que os murais da escola não dão espaço para pessoas com as quais elas possam se identificar positivamente.
A escola tem um papel fundamental no compromisso de garantir que a criança negra tenha seu direito de brincar, sorrir, ter orgulho de sua memória e do seu povo.
Principalmente, porque é na infância onde as experiências de racismo mais marcam o indivíduo.
Aqui no CEKN garantimos que nossos alunos sejam respeitados e ouvidos com muito carinho e atenção.
Colaborou para esta postagem:
Camila Barreto,
coordenadora - Fundamental - CEKN
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