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  • Foto do escritorComunicação CEKN

A Identidade Negra

No período escravagista, as crianças eram vendidas. Separadas de suas famílias, elas eram obrigadas a trabalhar em condições humanas.

Além disso, sofriam as consequências de uma herança - ainda alimentada atualmente pela reprodução de determinados conceitos - acumulada em três séculos de escravidão.

Um deles, por exemplo, é a consideração de que os corpos negros são menos importantes.



E como entender isso nos dias de hoje?


Na escola as identidades das crianças são formadas pelo convívio com professores e colegas.

E desde cedo elas vão observando as diferenças entre elas.


Quando vamos falar particularmente de crianças negras, podemos observar algumas situações como por exemplo:


  • Não recebem carinho nos cabelos crespos;

  • Não veem nas histórias personagens negros em posição privilegiada;

  • Notam que uma criança branca não as chama para brincar;

  • Percebem que todos os bonecos do acervo de brinquedos são brancos;

  • Verificam que os murais da escola não dão espaço para pessoas com as quais elas possam se identificar positivamente.




A escola tem um papel fundamental no compromisso de garantir que a criança negra tenha seu direito de brincar, sorrir, ter orgulho de sua memória e do seu povo.

Principalmente, porque é na infância onde as experiências de racismo mais marcam o indivíduo.


Aqui no CEKN garantimos que nossos alunos sejam respeitados e ouvidos com muito carinho e atenção.





Colaborou para esta postagem:


Camila Barreto,

coordenadora - Fundamental - CEKN

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