top of page
  • Foto do escritorComunicação CEKN

Origem da palavra Mãe


Mãe é uma palavra muito curta para o tamanho do seu amor! Não é verdade? Mas você já se perguntou de onde surgiu essa palavra? MÃE? Com certeza essa é uma das palavras mais belas da Língua Portuguesa.


Você já parou para pensar na razão pela qual a palavra mãe é muito parecida em outros idiomas? Mãe, mother, madre, mum, mama, mére…

A Língua Portuguesa deriva do latim. Por isso mesmo, a palavra mãe provém da palavra “mater”. A esta palavra em latim, “mater”, estão associados a outras duas: mamma (que significa “seio”) e mammare (que significa “mamar”). Estas últimas duas palavras estão associadas ao ato de ser mãe e mais uma vez revelam um padrão comum: o som MA.




Curiosidade: Nos primeiros séculos da língua portuguesa, mãe era “madre” e depois evoluiu para a palavra atual. A origem é a mesma das palavras comadre (que significa “com a mãe”), madrasta (significa “segunda mãe”) e madrinha (que começou por ser um diminutivo de madre e adquiriu mais tarde o significado que hoje tem).



A razão, mas não a única, pela qual a palavra - Mãe - é tão idêntica em vários idiomas é o fato da origem ser indo-europeia, que é uma linguagem antiga que deu origem a quase todos os idiomas falados na Europa e a na Ásia.


Em todos estes idiomas a palavra “mãe” tem um elevado grau de cognação se mantendo quase inalterável:


Português: mãe. Espanhol: mamá. Alemão: mutter. Aragonês: mai. Bretão: mamm. Búlgaro: майка. Checo: matka. Eslovaco: matka. Francês: maman. Galego: mai (nai). Inglês: mum, mom, mother. Italiano: mamma. Latim: mamma. Romeno: mamă. Russo: мáма.



O som "MA" também tem um significado bem fofo. Para os bebés de todo o mundo (e nos tempos antigos), “mamã” primeiro significa “comida” antes de significar “mãe”. (De facto, em latim mamma significa “mama/seio”, que é de onde vem a nossa palavra “mamária”, por exemplo).



Resumindo… a palavra “mãe” teve origem no som MA que os bebês fazem enquanto mamam e na facilidade com que eles aprendem a dizer as letras m, p e b.


Posteriormente, o som MA foi adotado pela língua indo-europeia para designar “mãe”. A partir daí, o latim passou a chamar-lhe mater, palavra que a língua portuguesa evoluiu, com o passar dos séculos, para a palavra MÃE.


Desejamos a todos um Feliz Dia das Mães!


Comments


bottom of page