top of page
  • Foto do escritorComunica√ß√£o CEKN

Setembro Dourado


ūüíõ O Setembro Dourado quer chamar a aten√ß√£o para o c√Ęncer infanto juvenil e, principalmente, para a import√Ęncia do diagn√≥stico precoce para aumentar as chances da cura. Falar sobre c√Ęncer infanto juvenil √©, sobretudo, falar sobre tempo.


O c√Ęncer nos mais novos, al√©m de ser confundido com os sintomas de doen√ßas mais comuns, desenvolve-se muito rapidamente. Isso ocorre porque o crescimento da crian√ßa estimula o crescimento do tumor. Logo, quanto antes diagnosticado, maiores as chances de cura.


Ao contr√°rio do c√Ęncer em adultos, n√£o podemos correlacionar sua ocorr√™ncia com fatores externos como atuantes diretos. Para as crian√ßas essa rela√ß√£o n√£o fica muito clara. √Č por isso que o diagn√≥stico precoce √© a melhor forma de conter os n√ļmeros alarmantes.

No Brasil, o c√Ęncer infanto juvenil √© primeira causa de morte por doen√ßas em crian√ßas de 0 a 19 anos. A cada hora, surge um novo caso da doen√ßa no Brasil E, de acordo com a Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde, infelizmente, os n√ļmeros de novos casos tende a aumentar nos pr√≥ximos anos.


Há 30 anos as chances de cura eram de apenas 15%, hoje este índice pode alcançar até 80%, se diagnosticado precocemente e tratado adequadamente, no entanto, a média do Brasil ainda é 64%. Um fator que contribui muito com essa mudança é a capacidade de perceber os primeiros sinais da doença e iniciar o tratamento o quanto antes.



Commenti


bottom of page